Sempre que se tentar reproduzir uma especificação Almen, é necessária a determinação da curta de saturação peculiar às variáveis (material, granulometria, distância, pressão ou velocidade turbina etc.), envolvidas, em função do tempo (t) relativamente pequeno, medindo-se a deformação resultante (Intensidade Almen). O teste deverá se repetido, usando-se um tempo igual a 2t. Repete-se sucessivamente a operação até que no dobro do tempo a intensidade aumenta de menos de 10%. O tempo anterior Poe ser considerado como o tempo de saturação ou de 100% de cobertura e deverá se situar dento da faixa de intensidades especificadas.

Caso se situe fora dela, a operação deve ser repetida corrigindo-se as variáveis para que isso aconteça. A curva resultante deve ser arquivada e as condições operacionais empregas registradas para orientação futura. Em operações muito demoradas ou em produções seriadas, a medição deve ser repetida a cada seis ou oito horas quando se trabalha com granalha de aço e a cada uma ou duas horas com esferas de vidro.

2°) Geralmente a cobertura é especificada. Quando omitida, recomenda-se prever 100%.

3°) Restrições quanto à problemas de contaminação, limites de rugosidade, outros, induzem a especificações complementares da natureza do material e/ou granulometria.

4°) Finalmente, em casos especiais são indicados métodos e detalhados dispositivos para assegurar a precisa reprodução do processo.

Qualquer que seja o grau de detalhamento da especificação, o primeiro paso é posicionar a plaqueta de Almen no mesmo nível da superfície da peça à ser tratada, reproduzindo-=se as mesmas condições de automatismo previsto para a aplicação do processo. Por exemplo, para “peening” num canto interno do mancal de um virabrequim (figura), é usual modificar uma peça rejeitada usinando-se uma cavidade para alojamento do bloco de suporte com uma plaqueta de Almen, localizando-a exatamente no ponto a ser atingido. A peça é montada sobre dispositivo giratório e o teste é realizado com todos os recursos de automatismo apara que possa ser reproduzo futuramente em peças de reprodução. É comum o uso de dispositivos simples, projetados com o único cuidado de posicionar corretamente a plaqueta e reproduzir os movimentos defronte às pistolas ou turbinas, iguais a que terá a superfície a ser jateada.

Como já foi dito, não basta que a intensidade a ser reproduzida seja igual à especificada. Ela tem que ser obtida na área de saturação da curva intensidade/tempo, o que exige a observância de um método de trabalho.

  • Telefone
    +55 (11) 3388-3534

  • Rua Muniz de Souza, 306
    Aclimação, São Paulo - SP

© Copyright 2024 zirtec por getsource